sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Júnior, Pleno e Sênior

A anti-linguística corporativa me diz que o grande problema é a ausência dos nomes. N-o-m-e-s-d-o-s-c-a-r-g-o-s. Há pessoas cumprindo funções importantíssimas com o rótulo de 'telefonista'. Administrando setores com o cargo de 'auxiliar de serviços gerais'. Isso não só interfere na relação externa que este funcionário tem com os colaboradores os quais comanda, mas principalmente na sua fatia mais íntima de auto-valorização e de reconhecimento emocional. Não basta empregar. Tem que batizar o empregado e chamar todo mundo pra festa!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Super mínimos

Profissionais e gestores centralizadores não duvidam da capacidade dos outros.
Quem tem este perfil na verdade exerce a descrença em si, e na eficiência daquilo que deliberam ou ensinam aos colaboradores/subordinados.

Centralizar é problema de auto-estima.

Beeeeeeem baixa.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Preguiçaholic

A maioria das pessoas fica confusa quando eu falo que detesto trabalhar. Eu gosto de me divertir e a minha ocupação profissional reflete todo o meu empenho em conduzir a carreira rumo à independência dos corporativos.

É possível trabalhar e odiar a rotina de trabalho, sim.

Ou você acha que todo médico, tem que viver falando "nossssssaa, eu adoro sangue! Hummm! Não vivo sem ver sangue todo dia!!!"

Não tem, né? Pois então. Eu não gosto de trabalhar.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dúvidas

A passagem da vida da alma para a vida da carne chama-se reencarnação, correto?
E a passagem da vida da carne para a vida da alma? Chama-se morte?
Porque não chamar a morte de realmanização? Ou reespiritualização?

E se for a primeira vez? Porque utilizar o “re” na frente da palavra encarnação?

E mesmo que isso tudo exista ou não, que tenham fé nisso ou não, de que adiantaria
saber se realmente existe a tal reencarnação? Mudaria algo prático ou poético em sua vida?

As vezes eu acho que algumas pessoas pensam na reencarnação como um álibi,
uma desculpa pra fazer o que bem quiserem nessa existência, já
que possuem infinitas outras pela frente para melhorar... deixar pra
depois.. quem sabe.. numa próxima...

Ah... nomes.... nomes...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Este é um artigo sobre o Retrato do Machismo Cristão.

É comum ao homem ocidental de hoje, sempre tão emancipado, olhar com horror as imagens da mídia que retratam a triste realidade das mulheres no Oriente Médio. A mulher árabe com o véu cobrindo o rosto e o corpo é o símbolo de uma sociedade patriarcal, na qual à mulher só é reservada o papel de serva submissa ou moeda de troca.

O que não é tão comum é este mesmo homem tão progressista ao olhar para fora, se fazer de cego ao observar uma religião muito mais próxima que tem dito e feito o pior dos mundos para as mulheres desde sua institucionalização. O cristianismo hoje é ainda machista e desde seus primeiros anos tem controlado com punho de ferro e palavras enganadoras a posição feminina na igreja e na sociedade.

Apesar dos esforços de alguns teólogos, a imagem geral que o cristão tem de Deus, é a de um homem. Uma figura, paterna e autoritária que não pensa duas vezes antes de castigar seus filhos e mostrar que é macho. Isso se reflete nas comunidades cristãs, mesmo as mais liberais, pois é amplamente aceito que o homem é o cabeça do casal, e a boa mulher é a mulher obediente. Mesmo aquelas com coragem e determinação de tentar o sacerdócio, nunca, pelas próprias leis que regem a cristandade e com notáveis exceções na Igreja Anglicana, puderam realizar sacramentos importantes como o casamento, a comunhão e no caso católico a reconciliação.

A própria concepção de criação cristã é machista por excelência. A mulher é criada para atender as necessidades do homem e a partir de uma parte dele. A expulsão do paraíso só acontece porque Eva sucumbe a tentação da serpente a arrasta Adão consigo. O castigo de Adão foi ter que trabalhar para se sustentar e o da mulher, dar a luz aos filhos em meio as dores do parto. Felizmente inventamos a anestesia para resolver as dores do parto e a mulher resolveu entrar no mercado de trabalho, talvez um sinal de que os mitos bíblicos estejam valendo cada dia menos.

Mas deixemos a própria Bíblia dar testemunho da opinião cristã sobre as mulheres:

''Deus disse à mulher: 'Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará'''.
-Gênesis 3:16

''Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas''.
- Levítico 12:2-8

''Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar, ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde. Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias''.
- Levítico 15:18-33

''Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor''.
- Colossenses 3:18

''As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos''.
- I Pedro 3:1

''Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar''. - I Pedro 3:7

''A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus''.
- I Coríntios 11:3

''O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem''.
- I Coríntios 11:9

''Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja ''.
- I Coríntios 14:33-35

''Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará''.
- Números 5:20-27

''Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte''.
- Deuteronômio 22:20-21

''É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa''.
- Provérbios 25:24

''Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações. Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta''.
- I Timóteo 5:5-6

''A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
- I Timóteo 2:11-13

''Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos''.
- Efésios 5:22-24

Como costumam dizer, as mulheres um dia ainda vão se orgulhar de não terem nenhum capítulo da Bíblia "oficialmente" assinado por elas. Pois diante desta pequena amostra torna-se quase cômico, ver um cristão falando mal de uma sociedade islâmica. Qual o avanço em poder usar maquiagem e andar com as pernas de fora, se você intrinsecamente ainda é vista como um objeto servil? É mesmo muito curioso que os homens do ocidente se façam de surdos quanto a tudo isso.

Mas ainda é mais curioso que ainda existam mulheres sentadas caladas nos bancos das igrejas.

Seu cristianismo está fora de moda. Quer provas?

Se um ou mais dos sintomas abaixo acontece com você é hora de refletir... 

- Você nega e faz pouco caso da referência e existência de milhares de deuses de outras religiões mas sente-se ofendido quando alguém debocha ou faz pouco caso do seu.

- Você acha o politeísmo uma baboseira mas não se importa em acreditar em uma Divina Trindade.

- Você se sente diminuído e desumanizado quando se imagina parente dos macacos mas acha perfeitamente natural a bíblia dizer que os humanos vieram da lama e voltarão para a lama.

- Você acha graça da crença hindu de deuses humanóides, da visão Nórdica de Valhalla e da narrativa grega de deuses dormindo com mulheres, mas não tem problemas em acreditar que o Espírito Santo engravidou uma virgem e que ela deu a luz a um homem-deus que foi morto, ressuscitou e subiu aos céus só por sua causa.

- Você não perde a chance de expor pequenas falhas em cada novo processo ou teoria científica desenvolvidos ou de desdenhar o método que usam para datar evidências da antiguidade, mas não acha nada errado acreditar nas datas deixadas por homens de tribos da Idade do Bronze que afirmavam que o mundo surgiu poucas gerações antes deles.

- Você repudia as atrocidades de Allah no Alcorão mas nem pisca quando alguém comenta sobre como os cristãos mataram e torturaram ao longo da história ou quando lê sobre as matanças descritas no antigo testamento.

- Você acredita que toda a população deste planeta com exceção daqueles que compartilham a mesma crença que você - e é claro, excluindo as seitas rivais – passarão a eternidade em um Inferno de sofrimento infinito. E ainda considera sua crença a mais “tolerante”, “amorosa” e “humilde” de todas.

- Enquanto a ciência moderna, a história, a geologia, a biologia e a física falham em convencê-lo de qualquer coisa, um sujeito rolando no chão e falando em "línguas" que ninguém compreende basta como evidência para provar que o cristianismo e tudo o que ele defende é verdadeiro.

- Você define 0.01% como um "alto índice de sucesso" quando se trata de respostas a orações. Uma forte evidência de que rezar funciona e de que além de te ouvir pacientemente, Deus também intervém a seu favor graças a suas preces. E atribui os 99.99% fracasso restantes à Inefabilidade Divina.

- Você percebe que seus conhecimentos sobre a Bíblia, metafísica cristã e história da igreja são muito mais esparcos do que o de muitos ateístas, agnósticos e céticos, e mesmo assim considera-se um Cristão.

E agora? Acalma-te. Foi só para pensar...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O poder das palavras certas e de certas palavras

Eu acredito que as palavras possuem uma energia incontestável. As promessas mais ainda. Quando nos deparamos com uma promessa não cumprida nos vemos dentro de pequenos vazios de energia e esse é o motivo pelo qual ficamos insatisfeitos e com muita raiva. Sendo assim, nunca faça uma promessa antes de ter a certeza de que o que você disse é compatível com a verdade que você está fazendo ou vivendo. Se não há verdade em alguma das palavras então você estará perdendo tempo. E não vale a pena perder tempo se não acredita naquilo que prometeu.

Quantas promessas fazemos durante o dia e não cumprimos? Mais de cem! Ou será que estamos querendo cumpri-las em outros planos tornando tudo mais fácil e conveniente? "Amanhã eu estarei aí sem falta"; "Dou minha palavra que vou ligar hoje à noite"; "No carnaval eu vou viajar"; "Esse ano eu paro de beber"; "Segunda feira eu começo a dieta" etc. Enfim, acho que em todos os "espaços" que criamos, corremos o risco de termos energia negativa como efeito.

Aí então você, que acabou de ler isso tudo, pára e diz: "Nunca mais faço isso"... (sem problemas, desde que você cumpra sem deixar para começar na segunda-feira...)

Você já pensou na força da energia das suas palavras? Negativa e positiva? Sim, elas podem libertar e oprimir, alegrar e magoar, aliviar e angustiar, incentivar, ridicularizar, amar e odiar... Na cabala o estudo dos valores numéricos e do som emitido pela nossa voz chama-se gematria. Cada som gerado pela vibração da pronúncia da letra representa uma força energética diferente. E é o uso correto do poder da palavra que forma a energia nas mais diferentes situações da vida. Sendo assim, a palavra falada domina as ações do pensamento e estimula as atitudes adequadas. Mesmo que o pensamento negue um desejo, acho que vale a pena experimentar dominá-lo pela força da sua voz e afirmar o que efetivamente quer.

Ter mente sadia não significa ter sempre harmonia na vida, pois a desarmonia em alguns momentos desconfortáveis gera estímulo e aprendizado, se tivermos olhos para aprender. Consequentemente, ter mente doente é deixar de fazer uso da própria força para manter o exercício da consciência de si em cada momento.

Para refletir: Quais são as palavras e promessas que mais saem da sua boca? Amor, irritação, incentivo, deboche, promessas ditas só por falar... Como você transmite suas palavras? Com humildade ou com arrogância? Você tem pensado antes de falar algo importante para o seu relacionamento?