terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O poder das palavras certas e de certas palavras

Eu acredito que as palavras possuem uma energia incontestável. As promessas mais ainda. Quando nos deparamos com uma promessa não cumprida nos vemos dentro de pequenos vazios de energia e esse é o motivo pelo qual ficamos insatisfeitos e com muita raiva. Sendo assim, nunca faça uma promessa antes de ter a certeza de que o que você disse é compatível com a verdade que você está fazendo ou vivendo. Se não há verdade em alguma das palavras então você estará perdendo tempo. E não vale a pena perder tempo se não acredita naquilo que prometeu.

Quantas promessas fazemos durante o dia e não cumprimos? Mais de cem! Ou será que estamos querendo cumpri-las em outros planos tornando tudo mais fácil e conveniente? "Amanhã eu estarei aí sem falta"; "Dou minha palavra que vou ligar hoje à noite"; "No carnaval eu vou viajar"; "Esse ano eu paro de beber"; "Segunda feira eu começo a dieta" etc. Enfim, acho que em todos os "espaços" que criamos, corremos o risco de termos energia negativa como efeito.

Aí então você, que acabou de ler isso tudo, pára e diz: "Nunca mais faço isso"... (sem problemas, desde que você cumpra sem deixar para começar na segunda-feira...)

Você já pensou na força da energia das suas palavras? Negativa e positiva? Sim, elas podem libertar e oprimir, alegrar e magoar, aliviar e angustiar, incentivar, ridicularizar, amar e odiar... Na cabala o estudo dos valores numéricos e do som emitido pela nossa voz chama-se gematria. Cada som gerado pela vibração da pronúncia da letra representa uma força energética diferente. E é o uso correto do poder da palavra que forma a energia nas mais diferentes situações da vida. Sendo assim, a palavra falada domina as ações do pensamento e estimula as atitudes adequadas. Mesmo que o pensamento negue um desejo, acho que vale a pena experimentar dominá-lo pela força da sua voz e afirmar o que efetivamente quer.

Ter mente sadia não significa ter sempre harmonia na vida, pois a desarmonia em alguns momentos desconfortáveis gera estímulo e aprendizado, se tivermos olhos para aprender. Consequentemente, ter mente doente é deixar de fazer uso da própria força para manter o exercício da consciência de si em cada momento.

Para refletir: Quais são as palavras e promessas que mais saem da sua boca? Amor, irritação, incentivo, deboche, promessas ditas só por falar... Como você transmite suas palavras? Com humildade ou com arrogância? Você tem pensado antes de falar algo importante para o seu relacionamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário