segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sobre amor e ódio


Na onda do #recomendeumpost, acabo de ler um maravilhoso da @rosana. Merece repasse e comentários rsrsrs

Todo mundo não gosta de alguém. Sem exceções. Sempre tem alguém cujo 'santo' não bate com o seu, cuja personalidade dá conflito com a sua. Isso quando não é o caráter que causa o choque. Não gostar de alguém, detestar ou chegar a odiar alguém, ainda que temporariamente é absolutamente humano. Só um não-humano nunca sentiu algo ruim por outra pessoa. Acho que concordamos nesse ponto, nem precisa ficar com raiva de mim.


[Quer um exemplo? Você conhece uma mulher bonita, atraente e percebe que seu marido olhou diferente pra ela. Pronto. A culpa é dela que passa imediatamente a ser rotulada de vulgar. De falsa. E você diz pra ele que não vai com a cara... DELA. Conta isso para que suas amigas também passem a não gostar dela. Os emails dela, nem lê....


Insano isso, NE...  Pra lá de insano...  ]

Em tese, porém, odiar não é um bom negócio. Faz mal, dá trabalho, cansa e ainda tem boas chances de virar uma doença pra você. O ódio mata muito mais quem odeia do que quem é odiado. Em alguns casos o odiado acaba sendo destruido por quem odeia, mas acho que a pessoa que NUTRE esse sentimento ruim padece muito mais por causa dele do que o objeto em questão.

Mas além do ódio, tem outra coisa curiosa que acontece com a socieadade como um todo e a brasileira em específico: a hipocrisia. Todo mundo acha RUIM odiar o outro, mas adora alimentar as relações de ódio. Como? Pela fofoquinha. Pela intriguinha.

Basta a pessoa dizer publicamente que não gosta da outra, que todo mundo passa a fazer trabalho VOLUNTÁRIO de leva e traz. Se Maria diz publicamente numa rede social que não gosta da Joana, centenas, talvez milhares de fãs de Maria passarão a vasculhar a vida de Joana voluntariamente para ALIMENTAR o ódio de Maria por Joana.E vice-versa. O sentimento ruim que uma tem pela outra é normal, porque é uma faísca ENTRE ELAS. Agora... que vantagem levam todas as outras pessoas que ficam catando detalhes de Joana pra levar pra Maria? Ah, elas ganham...simpatia de Maria. Ficam 'mais amigas'. Nada fortalece mais a amizade do que inimigos em comum.

A longo prazo, no entanto, acho que isso não é bom negócio pra ninguém. É como se o ódio fosse um sentimento gratuito, tolo, sem explicação e as pessoas ficassem tentando justificá-lo a posteriori.

Eu também tenho muitos desses péssimos defeitos. Quando sei que uma amiga querida não gosta de alguém e descubro algo ruim desse alguém vou lá falar pra ela. Mas eu estou errada ao fazer isso. Porque é ruim alimentar algo que NEM É MEU. Gente, qual o SENTIDO de dar comida pro monstro bobo do outro? Se eu sou AMIGA mesmo eu deveria chegar e dizer 'para-com-essa-bobagem-de-nutrir-seu-ódio-porque-isso-não-é-legal-pra-você'.

Fácil falar, difícil de fazer. Estamos todos nadando na mesma sopa. Essa sopa da hipocrisia social. Essa que nutre uma paixão secreta pelo ódio e que acha que o ódio é fashion e o amor é cafona.  


http://goo.gl/oU9iu

Nenhum comentário:

Postar um comentário