quarta-feira, 27 de abril de 2011

A ordem dos fatores altera a característica do produto?

Acabo de ler uma matéria sobre uma garota que fez cirurgia de redução de estômago. Ela engordou 40 quilos sem perceber. Tentou de tudo para emagrecer e como não conseguiu fez a cirurgia. E é bonita. E eu acredito sim que uma pessoa possa engordar 40 quilos porque eu engordei mais de 10 sem conseguir impedir que isso acontecesse.

Mas cada história é uma. Na minha, eu quero entender o que me leva a engordar, quero entender meu comportamento (esse que me leva a comer mais do que necessito), quero me sentir capaz de revertê-lo e, mais tarde, impedi-lo. Essa é a minha viagem. É meu jeito de perceber as coisas. Na minha vida, que me foi dada pelo universo eu quero viver de forma experimental, acertando e errando, mas, sobretudo, entendendo e aprendendo.

É a parte que eu mais gosto. E, por mais que eu odeie meu sobrepeso eu jamais eliminaria mais de dez quilos de uma vez de forma cirúrgica. Meu desejo de ser dona de mim mesma é maior do que a vontade que tenho de dar satisfações para as cobranças do mundo em relação a mim. Não sou uma pessoa insegura em minha essência nem me sinto pressionada para ser jovem e linda. Às vezes me percebo aqui, ficando enrugada e coroa e rindo muito disso tudo. E, mais que isso, na medida do possível, faço força para não julgar quem age de forma diferente.


O assunto 'sobrepeso' sempre me interessou, mesmo se eu estivesse magra. É curioso como o mundo olha e julga quem está gordo. Digamos que a pessoa desenhe muito bem e seja gorda. O pensamento médio das pessoas poderia ser:



- "Ela é uma mulher gorda. E desenha muito bem."


Mas não é isso que as pessoas pensam. No fundo, elas constroem o julgamento assim:


-"Ela desenha bem. Mas é muito gorda..."
Ou seja, o fato dela ser gorda INVALIDA sua qualidade de boa desenhista. É como se o fato dela ser gorda anulasse o fato de desenhar bem. No fundo as pessoas pensam isso mesmo: "do que adianta ser criativa e desenhar bem se ela é gorda?" A mensagem contida é a seguinte: ser magra é o essencial, o básico, o exigido pela sociedade. Desenhar bem ou mal tanto faz, é só um detalhe.

Tanto é verdade que quando o público vê uma gostosa analfabeta todo mundo parte pra defesa da beleza. (Vide os BBBs da vida...) E daí que ela é burra? Ela é linda e isso é o que importa! A BELEZA neutraliza qualquer DEFEITO e a gordura anula qualquer QUALIDADE!


Olha, isso é muito cruel. E, convenhamos, qualquer pessoa um pouco insegura e acima do peso pira... Não é à toa que tanta gente faz dieta louca, fuma pra tirar o apetite e agride a própria saúde. A pessoa não consegue ver todas as suas virtudes anuladas por sua figura física no espelho. Pra mulher é ainda mais cruel.


E se viajarmos mais profundamente, vamos perceber que as mesmas pessoas que julgam as outras pela imagem do espelho são as mesmas que não conseguem ter raciocínio para interpretar determinados assuntos. As pessoas não sabem mais argumentar, não sabem pensar, não conseguem montar uma ordem lógica pras coisas que falam. É assustador.

Querem exemplo?


Um garoto do Facebook disse que eu não podia falar que a Suzana Vieira cantava mal porque eu não canto bem. Não posso? Por que não posso? Qual a lógica? Se eu canto mal eu apenas canto mal, não significa que eu seja surda. Eu posso cantar mal e ter bom ouvido e detectar que outra pessoa canta mal. Quer dizer que a pessoa acha que só quem canta BEM pode julgar que outro canta mal? Então um anão olha um cara de 1.50 e um de 1.90 e ele não pode julgar que o primeiro é baixinho? Porque ele é menor? Mas ele não é cego, é anão!


Gente, é um argumento completamente sem nexo. As pessoas entendem que criticar o outro é um DIREITO ADQUIRIDO POR COMPETIÇÃO. Mariana e Joyce se pesam. Se Mariana pesar 150 quilos e Joyce pesar 200, Joyce não tem o direito de falar que Mariana é gorda?

Só porque ela é mais gorda que a outra? Não faz sentido. Falem sério. Isso só acontece na cabeça de quem julga todo mundo POR S.. Se o padrão médio de uma pessoa é 70 quilos para o fabricante do elevador, então, todo mundo que tem mais de 70 quilos está acima do peso pra aquele padrão. Não é em relação A VOCÊ.
Infelizmente é assim que tenho percebido o povo pensante achar que pensa. Todo mundo insiste em comparar tudo consigo mesmo. Isso é o princípio do egocentrismo, achar que é o 'padrão' comparativo do mundo inteiro.

Enfim, se isso tudo foi um desabafo eu não sei mas o fato é que estou até me sentindo mais leve...









Fonte: @rosana

Nenhum comentário:

Postar um comentário