quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

E você?

Uma cena muito diferente aconteceu hoje pela manhã. Eu estava no elevador indo para o trabalho, quando um cuidador chinês de uma vizinha senhorinha, olhou pra mim e perguntou:

- Por que não tá sorrindo?

E eu cai na risada.

- Sorrir bom pra saúde, né?

E então um gesto tão simples, tão bobo, me deixou feliz. Não precisa ser rico, aristocrata ou fazer doutorado para perceber grandeza em pequenos gestos das pessoas. Não custa nada.

O chinesinho me deu esperança no ser humano.

Sim, porque, agora que estou acabando de ler 1808 e estou entendendo muito melhor o Brasil e o povo brasileiro. De um lado, estou pasma com o absurdo, o genocídio que foi a escravidão. Mesmo já sabendo, já tendo estudado na escola, é sempre chocante ler sobre a escravidão no Brasil. Foram 10 milhões de escravos arrancados da África para as Américas e tanto que morreu no caminho. Falamos de 20 milhões de pessoas, homens, mulheres e crianças, tratados e vendidos como gado. Ou pior.
De outro lado, o livro mostra bem a origem da corrupção no Brasil, da preguiça da corte que se espalhou por seus assessores e, consequentemente, para o povo, de muitos que exploravam o trabalho escravo, da caixinha para os serviços públicos, dos novos ricos que pagavam para ter títulos de nobreza e ostentar posições na sociedade, da falta de educação da população que jogava lixo pelas janelas (e hoje joga pela janela do carro).

Enfim, esta foi apenas uma pequena abordagem para nos fazer pensar nesse tema, a forma com que tratamos uns aos outros.

Mas, ok, temos assuntos mais urgentes no mundo do que esse. Eu, por exemplo, terei um dia (in)tenso, cheio de altos e baixos, coisas boas e ruins, agradáveis e desagradáveis. A vida é assim, mas torna-se bem diferente quando estamos rodeados por pessoas educadas e gentis.

Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário