terça-feira, 5 de julho de 2011

Desculpe, sou mulher e sou igualmente inteligente


Mulheres que enfrentam situações de preconceito no trabalho em função do sexo sentem-se mais competentes, com mais autonomia e maior auto-estima. Tanto na profissão como na vida pessoal.

É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Nebraska-Lincon e publicada na revista <Sex Roles>. Segundo o estudo, “desafiar diretamente os casos de discriminação sexual pode funcionar como um antídoto para os efeitos psicológicos negativos, isto é, transforma um evento negativo em algo que faz com que as mulheres sintam-se melhores sobre si mesmas e seu trabalho. Elas saem fortalecidas."

Além disso, a pesquisa mostrou também que as funcionárias que partiram para a ação e não deixaram passar em branco aquelas piadinhas sexistas – mesmo que sutis – são aquelas que encaram o ambiente de trabalho como uma comunidade. São aquelas que, naturalmente, estão mais dispostas a ajudar os outros sem esperar nada em troca.

Por outro lado, as que se calaram eram as mesmas que pensavam apenas em si próprias, sem se importar com a equipe. Para os pesquisadores, as descobertas do estudo também podem ser úteis aos empregadores. Eles teriam a chance de olhar para o problema do preconceito sob um novo prisma e promover campanhas para mudar a cultura de trabalho, estimulando uma maior integração entre os funcionários.

Você já passou por uma situação dessas? Fica aí a dica. Da próxima vez que ouvir uma declaração preconceituosa entre seus colegas de trabalho, mete a boca neles. 

Afinal, você é descolada o suficiente para saber que sua bagagem e conhecimento são sempre muuuiiito mais competentes. 

Ha-ha-ha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário